treinadores

fpxformacao

Com o objectivo de potenciar a prática do xadrez com qualidade, vários elementos do nosso clube estão a frequentar o Curso de Formação de Treinadores de Grau 1 ministrado pela Federação Portuguesa de Xadrez.

Integrado no Programa Nacional de Formação de Treinadores do Instituto do Desporto de Portugal, IP, a componente de formação geral do Curso, com 41 horas de duração, foi realizada em Julho de 2016 por e-learning, juntamente com os candidatos a treinadores de atletismo da Associação de Atletismo de São Miguel, Açores.

O teste foi realizado presencialmente em Loulé no dia 27 de Julho de 2016. Os resultados foram divulgados em Setembro, tendo todos os nossos candidatos obtido aproveitamento.

A componente específica do Curso de Treinadores de Grau 1, com a carga horária de 40 horas, foi realizada na semana de 5 a 11 de Novembro de 2016, na Escola Secundária de Loulé e na Sociedade Recreativa de Vale Judeu.

A formação esteve a cargo do Treinador FPX Paulo Costa e, em algumas sessões, ocorreu em simultâneo com a acção de formação «Ensino do Xadrez na Escola: Como abordar a modalidade em contexto escolar» promovida pela Divisão de Desporto Escolar da Direcção-Geral da Educação e pela Federação Portuguesa de Xadrez.

No dia 8 de Janeiro de 2017, foi realizado na Casa do Povo de Alte o exame relativo à componente específica que os nossos elementos também superaram. Agora, segue-se o Estágio.

"A principal finalidade do Estágio é o desenvolvimento supervisionado, em contexto real de treino, de práticas profissionais relevantes para o perfil de desempenho associado ao Curso de Treinadores frequentado pelo formando (obrigatoriedade do Estágio ser efetuado nestas condições), visando a consolidação de competências técnicas, relacionais e organizacionais necessárias a esse perfil, em parte adquiridas durante a componente curricular  do curso.
O Estágio decorre em clubes desportivos (ou em outros organismos de prática desportiva), reconhecidos pela  Entidade Formadora, adiante designados por Entidades de Acolhimento, na qual se desenvolvam atividades desportivas compatíveis e adequadas ao perfil de desempenho visado pelo Curso de Treinadores frequentado pelo Treinador Estagiário.
A organização do Estágio compete à Entidade Formadora, responsável pelos Cursos de Treinadores, que assegurará a sua programação em função do conjunto de regras mínimas aqui definidas, dos condicionalismos de cada situação e em estreita articulação com a Entidade de Acolhimento e o Treinador Estagiário.
A Entidade Formadora estabelece com a Entidade de Acolhimento um Protocolo de Estágio (proposta de modelo no Anexo A) através do qual se definem as responsabilidades de cada uma das partes em presença.
As atividades a desenvolver pelo Treinador Estagiário regem-se por um Plano Individual de Estágio (PIE) (proposta de modelo no Anexo B), acordado entre a Entidade Formadora, a Entidade de Acolhimento, o Tutor e o Treinador Estagiário.
O acompanhamento técnico-pedagógico, bem como a avaliação do Treinador Estagiário, durante o Estágio será assegurado pelos seguintes elementos:
Coordenador de Estágio, designado pela Entidade Formadora, e que será responsável pelo acompanhamento dos Treinadores Estagiários, em estreita articulação com o Tutores de Estágio.
Tutor de Estágio, sugerido pela Entidade de Acolhimento, escolhido pelo Treinador Estagiário, ou designado pela Entidade Formadora que, enquanto Treinador com qualificação superior à do Curso de Treinadores em questão (ou igual, a partir do Grau II), será responsável pela tutoria do Treinador Estagiário. No mesmo período, cada Tutor apenas poderá acompanhar um máximo de 5 Treinadores Estagiários."

Na sua reunião de 8 de Março de 2017, a Direcção da Federação Portuguesa de Xadrez deliberou atribuir ao Loulé ++ Clube de Xadrez das Torres do al-Gharb o estatuto de «Clube Formador de Grau 1» por este reunir as condições exigidas, de acordo com o regulamento federativo, para o ensino e treino do xadrez.

Este certificado tem a validade de 5 anos e permite ao Loulé ++ ser Entidade de Acolhimento de Estágios.

Todavia, como o clube não tem capacidade para acolher o estágio de todos os nossos oito candidatos, estamos à procura de parceiros que possam acolher a realização de alguns estágios.

Por isso se é responsável por algum clube, escola, biblioteca, universidade sénior, centro de dia ou outra entidade interessada em oferecer aulas de xadrez, entre em contacto connosco.

Mais informação no Regulamento de Estágios.